segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Sabão gatoso (serviço público)

Esta tarde, em conversa com amigas, calhou mencionar que usava formas de bolos para cortar o sabão.

Passo a explicar: sou devota fervorosa do sabão azul e branco e das suas múltiplas utilizações, entre as quais se inclui até (pasmem) a higiene íntima das senhoras, como ouvi há tempos (algo embaraçado e a baixar a voz) ao Sr. Fernando da drogaria. Esqueçam os Dystrons e similares, caso usem, minhas boas amigas. Sabão azul e branco é que é! Perguntei ao enfermeiro Paulo, que é apenas o melhor enfermeiro de todo o IPO, e ele confirmou. Melhor não pode haver!

Tenho sempre sabão azul e branco no lava-loiças e na saboneteira do lavatório, não uso outra coisa para lavar as mãos. E como ficava feio um bocado atamancadamente cortado, tive a ideia de usar uma forma para bolos, coisa que referi na tal conversa com amigas, e que pôs logo uma delas na firme disposição de hoje ainda fazer o mesmo.

As minhas sugestões? O melhor de todos é indubitavelmente o Offenbach da Bolhão, é o Rolls Royce do sabão azul e branco, não sei se há à venda nos supermercados, eu compro na drogaria. De tão macio e amanteigado que é, é facílimo de cortar. Uma barra dá-me quatro cabecinhas de gato iguais à da fotografia, que é da que está neste momento a uso e que está a chegar ao fim, tenho de fazer mais. Com as sobras, tão macio é o sabão quando acabado de tirar da embalagem, moldo com as mãos um bocado generoso que vai parar ao lava-loiças. E faço a festa com um euro.

Inicialmente usei cortadores (parece que esta é que é a designação correcta, eu sou bronca e chamava-lhes formas) corriqueiros, comprados nos chineses. Até ao dia em que abriu mesmo ao pé de minha casa uma loja que deve ser uma espécie de paraíso na terra para as doceiras talentosas como a MAC. Os bolos que ela fez para a festa da Ana eram tão, mas tão bonitos, tão perfeitos na forma, na combinação de cores, que me deixaram muda de admiração. E com uma pontinha de inveja saudável, vá lá. É que até dava pena cortá-los. Entrei na loja por curiosidade, por ser tudo tão bonito. E eu, que sou uma cozinheira medíocre, que não faço um bolo vai para ano e meio, saí de lá com um irresistível cortador em forma de cabecinha de gato, que desde então é o único que uso para cortar o sabão.

A loja tem tudo e mais um par de botas que se relacione com bolos. Fazem workshops, dão cursos. E parece que vendem por correio para todo o mundo, como descobri há pouco, ao consultar o site. Chama-se Isto Faz-se. E não, este post não é publicidade.

7 comentários:

  1. É uma ideia tão, boa, tão boa, que também vou roubar.
    Para as mãos sou fã do sabonete de glicerina, é o único que não me deixa a pele toda arrepanhada. Mas vou procurar este sabão. Já agora, também existe um sabão branco e rosa, terá as mesmas propriedades que o azul e branco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto ao sabão branco e rosa (que a Bolhão também faz) não tenho a mais pálida ideia, e nem me lembro de alguma vez o ter comprado.
      Mas também sou fã do sabonete de glicerina, é coisa que tenho sempre.

      Eliminar
  2. Que excelente ideia! Eu também sou fã acérrima do sabão azul e branco - para mim a melhor invenção portuguesa de sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não iria tão longe, parava primeira na doçaria conventual. :)
      Mas que é uma grande invenção não há dúvida!

      Eliminar
  3. A ideia é maravilhosa - e a música também! Estou aqui deliciada a ouvir a Ella.
    Obrigada por estes bocadinhos de coisas boas a meio do meu dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, Helena, são comentários como o teu que me fazem continuar teimosamente com a música no blogue.
      Ainda ontem um amigo me dizia que é coisa que afasta milhares de visitas. Paciência, disse eu, as poucas que tenho são boas. :)

      Eliminar
    2. :)
      Quando tiveres publicidade no blogue, podes pensar na história de acabar com a música para atrair mais público.
      Mas olha que eu até estava capaz de pagar por estas musiquinhas...
      (houve uma altura em que o meu filho e eu nos deliciávamos com uma que havia no blogue do Pedro Urbano - se a publicidade pagasse pelo tempo que se fica na página, o Pedro Urbano naquela altura ficava rico...) (era esta: http://youtu.be/LWkOS_rkTUY)

      Eliminar